Crise econômica e endividamento popular
O I. Equit vem elaborando uma pesquisa com grupos focais de mulheres moradoras de comunidades e bairros populares de Manaus, Salvador e Ceará sobre o endividamento dos setores populares. A pesquisa está sendo realizada no marco do Projeto “Equidade de Gênero com Justiça Econômica”, em colaboração com a Red de Genero y Comercio, com o apoio do Fundo de Mulheres do Sul.
O objetivo do trabalho é tratar de descrever de que maneira e para que se utiliza o mecanismo do endividamento popular, compreendido dentro das categorias de globalização econômica, trabalho informal e precarizado, e em outras formas de trabalho não mediadas pela relação salarial.
A pesquisa dará lugar ainda a uma análise acerca do endividamento popular em diversas situações de precariedade laboral, recebimento de apoio governamental, ampliação da bancarização popular e da oferta de créditos de financiadoras e agiotas, dentre outras situações de endividamento.
Com esse trabalho, pretende-se tornar visível a situação de endividamento latente das mulheres, e como este expressa parte das tramas econômico- financeiras da violência às mulheres, e como as finanças extraem valor sobre as novas formas de trabalho femenino.