Mulheres e Gênero no G20
Seminário internacional: Mulheres e Gênero no G-20
Destacadas acadêmicas e referências dos movimentos de mulheres da região farão uma reflexão sobre as implicações da adoção de uma perspectiva de gênero no G-20. Será quinta-feira, 27 de junho às 18h em Buenos Aires, Argentina, país anfitrião da próxima cúpula de presidentes-membro do G-20 (a realizar-se de 30 de novembro a 1° de dezembro de 2018).
Pesquisadoras da UNSAM, Instituto EQUIT, Amnistía Internacional Argentina e do Espacio de Economía Feminista discutirão sobre as oportunidades e desafios que o processo do G-20 coloca para a ampliação de direitos das mulheres e para a articulação de um movimento global e regional.
Nesta ocasião, pesquisadoras e ativistas enfocarão a agenda de gênero do G-20 com a criação do Women 20, grupo de afinidade surgido em 2015 para “apoiar a promoção do crescimento econômico inclusivo de gênero”.
Expositoras:
- Graciela Rodríguez (Instituto EQÜIT, Brasil e Red de Género y Comercio): Coordenadora do Instituto EQÜIT. Membro da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (REBRIP), na qual coordena o Grupo de Trabalho de Gênero para o seguimento das negociações do G-20.
- Mariela Cuadro (EPyG-UNSAM, CONICET): Doutora em Relações Internacionais pela Universidade Nacional de La Plata. Professora de Relações Internacionais da EPyG. Seus interesses de pesquisa são a teoria política internacional, a segurança internacional e o Oriente Médio.
- Mariana Fontoura Marques (Amnistía Internacional Argentina): Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro y candidata a doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Lanús. Trabalhou como consultora em matéria de cooperação internacional, integração regional e direitos humanos.
- Verónica Gago (IDAES-UNSAM, CONICET): Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires. Seu atual projeto de pesquisa vincula a questão dos direitos desde uma perspectiva de gênero que inclui as economias populares e as práticas de resistência. É membro da campanha Ni Una Menos.
- Patricia Laterra (Espacio de Economía Feminista, Sociedad de Economía Crítica): Licenciada en Economia pela Universidade de Buenos Aires. Trabalha como consultora em organismos nacionais e internacionais e desempenha a promoção e formação das ideias da economia feminista na região.
Moderador:
- Marcelo Saguier (EPyG-UNSAM, CONICET): Doutor em Política e Estudos Internacionais pela Universidade de Warwick. Diretor e professor de Relações Internacionais da EPyG e pesquisador adjunto do CONICET. Especializou-se em economia política internacional do ambiente, teoria das relações internacionais e movimentos sociais transnacionais.
Fonte: https://generoycomercio.net/taller-mujeres-de-la-omc-al-g20-2-3-2-2-2-2-2/