UE – Mercosul: Alternativas aos Acordos de Livre Comércio

Graciela Rodríguez, do I. Equit debaterá o tema no Parlamento Europeu no segundo dia de evento

Acontece entre hoje e amanhã no Parlamento Europeu, Bruxelas, uma Conferência para discutir os reais interesses envolvidos por trás de aprovar tão rapidamente um Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Depois de praticamente duas décadas sem avançar, representantes do Mercosul e da União Europeia aceleraram as negociações para fechar um acordo de “livre comércio” entre os blocos comerciais. As propostas estão sendo discutidas em segredo, e a sociedade civil não tem acesso aos detalhes do que está sendo colocado em jogo. Ao mesmo tempo, as recentes experiências de TLCs e algumas informações vazadas apontam para as consequências negativas desses acordos.

Estas são algumas das perguntas que o Encontro buscará responder, com a participação de diversas lideranças dos movimentos sociais, dentre eles Graciela Rodriguez, do I. Equit e da Rede de Gênero e Comércio Brasil, que falará amanhã no Parlamento entre 8:30 e 11h

Sua fala poderá ser vista ao vivo ou posteriormente aqui

Se aprovado o TLC, será uma espécie de novo pacto colonial, que vem aproveitando o grande avanço do neoliberalismo na América Latina, respaldado em governos de extrema direita – como os de Macri, na Argentina e do golpista Temmer, no Brasil – para novamente tratar de estabelecer as regras para o comércio na região, impedindo assim que cada país tenha suas prioridades e necessidades específicas, por exemplo, políticas públicas ao invés de riqueza concentrada…

A liberalização comercial e dos investimentos é uma questão que precisa ser debatida e desmitificada. O livre comércio, em si, não é um princípio razoável,  uma vez que está sempre a serviço dos interesses privados de uma minoria mais forte e rica em detrimento do desenvolvimento, da igualdade e do bem-estar da maioria, no caso, dos povos latino-americanos (e mesmo de grande parcela da população europeia, que também sofrerá impactos negativos com o Acordo).

 

Todas as mesas terão tradução para diversas línguas e estão disponíveis em:

http://www.guengl.eu/news/article/events/strategic-gue-ngl-initiative-on-alternatives-to-free-trade-agreements-eu-me

Category: Vídeos · Tags:

Comments are closed.